Marcos Paulo é o novo presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra

Os vereadores da Câmara Municipal de Taboão da Serra elegeram nesta terça-feira, dia 4, sua nova mesa diretora para o biênio 2019/2020. Marcos Paulo (PPS) será o presidente; Carlinhos do Leme (PSDB), o vice; Érica Franquini (PSDB), 1ª Secretária e Professor Moreira (PSD), o 2º Secretário.

Marcos Paulo fez um discurso emocionado, falou sobre o sonho de comandar o Poder Legislativo e garantiu que fará uma administração inovadora. “Teremos uma gestão democrática, vamos aproximar cada vez mais a população da Casa de Leis, incentivar o trabalho das Comissões Permanentes e a realização de Audiências Públicas”, afirmou.

Mesmo com uma eleição muito disputada, Marcos Paulo prevê uma união entre os vereadores no seu mandato. “Temos que deixar as questões eleitorais e políticas de lado para juntos, os 13 vereadores, trabalharmos em prol da população, buscando com a prefeitura a solução para os enormes desafios que Taboão da Serra tem pela frente”.

Como votaram os vereadores

A disputa pela presidência da Câmara Municipal foi bastante acirrada. Votaram em Marcos Paulo os seguintes vereadores: Professor Moreira (PSD), Alex Bodinho (PPS), Eduardo Nóbrega (PSDB), Carlinhos do Leme (PSDB), André Egydio (PSDB), Érica Franquini (PSDB) e o próprio Marcos Paulo, somando sete votos.

Já o outro candidato, Ronaldo Onishi (SD) recebeu os votos de Rita de Cássia (PSDB), Priscila Sampaio (PRB), Johnatan Noventa (PTB), Joice Silva (PTB), Cido da Yafarma (DEM) e do próprio Onishi, totalizando seis votos.

Como funciona a eleição

A eleição para presidente e os demais cargos da mesa diretora da Câmara Municipal é uma votação interna entre os 13 vereadores que escolhem, em turno único, um dos parlamentares para presidir o Poder Legislativo.

E é o presidente que decide diversos temas importantes, como a pauta das sessões, os projetos que irão ou não entrar em discussão no plenário e todas as despesas da Casa.

O mandato do presidente da Câmara Municipal tem duração de dois anos e não existe reeleição dentro da mesma Legislatura.