Gestão de resultados da Educação de Taboão é apresentada em Audiência Pública

O vereador Dr. Eduardo Nóbrega, presidente da Comissão parabenizou o secretário João Medeiros e afirmou que a teoria descreve a prática da qualidade da Educação na cidade

Foi realizada na manhã de sexta-feira, dia 22/03, no plenário da Câmara Municipal de Taboão da Serra, Audiência Pública da Comissão Permanente de Educação, Saúde e Assistência Social, com foco no debate do eixo norteador das políticas públicas educacionais que foram construídas no município.

O presidente da Comissão, vereador Dr. Eduardo Nóbrega, o vice-presidente vereador Alex Bodinho e o vereador José Aparecido Ales, membro, conduziram a reunião que contou com a presença do secretário de Educação de Taboão, professor João Medeiros, servidores, supervisores, pais de alunos e munícipes.

Resultados da Educação de Taboão

De acordo com a apresentação do secretário de Educação, João Medeiros, foram criadas políticas públicas educacionais que geraram bons resultados. Entre os destaques, o professor citou o investimento contínuo na formação dos professores, o monitoramento da aprendizagem realizado através do SAREF, Prova Brasil e do programa Mais Educação.

O secretário também chamou a atenção para a evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é o principal indicador da qualidade da educação no Brasil. Em 2013 a nota alcançada pelas escolas de Taboão foi de 5,9; em 2015 6,4; e em 2017 6,8.

O gestor ainda citou ações e programas que viraram destaque na cidade como o Matematicando, Natal Nota 10, Leitura na praça, Desfile cívico, entre outros. “Educação não dá para improvisar, tem que ser tudo planejado”, esclareceu João Medeiros.

Sobre problemas de vagas questionado pelo vereador Dr. Eduardo Nóbrega, o secretário disse que o esforço é diário e que tem locais da cidade que a demanda é muito grande e em outros sobram vagas, hoje a gestão está focada em vagas para o mini maternal.

Ao final das explanações do secretário, o presidente da Comissão de Educação, vereador Eduardo Nóbrega ressaltou a importância dos programas da educação serem conhecidos pela população, que reconhece a qualidade do ensino na cidade. “A diferença é essa, quando o discurso é percebido pelo povo, quando a teoria descreve a prática. As ações e programas foram muito bem explicados”, elogiou.