Dr. André Egydio cria Junho Vermelho em Taboão para estimular doações de sangue

O vereador Dr. André Egydio apresentou projeto de lei criando o Junho Vermelho, dedicado a realização de campanhas de incentivo a doação de sangue em Taboão da Serra para estimular a realização de campanhas e incentivo a doação de sangue na cidade. A escolha do mês não foi por acaso, já que em 14 de junho celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004. O vereador lembrou que doar sangue ajuda a salvar vidas. Disse que a finalidade da lei é reforçar e incentivar as doações de sangue.

“Temos o núcleo de doação de sangue no HGP e queremos garantir novos postos de coleta de doação. Para isso vamos realizar campanhas de incentivo a doação de sangue com ações de caráter motivador e educacional. Vamos motivar as famílias, escolas e comunidade em geral, durante o Junho Vermelho, mês símbolo da doação de sangue”, afirmou Dr. André Egydio.

Ele disse que o objetivo é reunir as secretarias de Saúde e Educação em ações durante todo o ano para promover as doações de sangue.

Historicamente, de acordo com dados dos bancos de sangue em junho o país experimenta a queda das temperaturas e, em seguida, as férias, que provocam uma baixa de comparecimento de doadores: os estoques de sangue caem, em média, 30%. É para suprir a necessidade desse período de baixa demanda de doadores que nasceu o Junho Vermelho.

Consequência

Qualquer queda em um banco de sangue pode provocar um desequilíbrio no fluxo de funcionamento dos hospitais, por exemplo, quando um paciente dá entrada em um hospital, sendo para uma cirurgia eletiva ou para um procedimento de urgência, não se sabe se ele precisará de sangue e de quanto vai precisar. O banco de sangue deve sempre estar abastecido para servir à emergência.

___________________________________________________________________________

Foto: Leandro Barreira / Divulgação
Legenda: Dr. André Egydio: Junho Vermelho vem para estimular a doação de sangue 

social position

Compartilhar