Câmara Municipal recebe audiência do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado

Na última sexta-feira, dia 29, a Câmara Municipal de Taboão da Serra sediou a segunda audiência pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), que discute soluções para os principais desafios da Grande São Paulo.

A audiência em Taboão da Serra foi a segunda realizada em toda a região Metropolitana, a primeira aconteceu em Juquitiba. Participaram do encontro Brigida Sacramento, responsável pelas reuniões; Marcelo Mota, representante da região na Comissão Técnica; Pedro Suarez, gerente da Emplasa; além do vereador Cido, que representa o município no PDUI.

O objetivo do PDUI é traçar as diretrizes que vão orientar o desenvolvimento urbano e regional, por meio do compartilhamento de responsabilidades, do planejamento e da execução das funções públicas de interesse comum. Os moradores podem participar sugerindo propostas através do site: https://www.pdui.sp.gov.br/rmsp/

Para o vereador Cido, a importância do PDUI é de suma importância para que as cidades da região consigam resolver seus problemas comuns. “O que estamos debatendo aqui não é apenas uma questão pontual, estamos discutindo o futuro da nossa região e da Grande São Paulo como um todo. Temos desafios enormes que ultrapassam as fronteiras de Taboão da Serra, como a saúde, o transporte, a segurança e a questão do lixo”, disse

Representantes de outros municípios também participaram da audiência. Roberto Terassi, ex-vice-prefeito de Embu das Artes, cobrou uma compensação para os municípios da região que possuem áreas de manancial, o que dificulta a instalação de empresas. “As cidades da região são grandes “produtoras” de água e estão inseridas nas áreas de proteção, precisam receber royalties por isso, como fazem com o petróleo, com o gás. Porque não fazer com quem produz esse tanto de água?”, questionou.

Os interessados poderão acessar o documento, onde se encontram as proposições de macrozoneamento, ações, projetos e programas que visam ao desenvolvimento integrado da RMSP, para embasar suas contribuições disponível no link: https://www.pdui.sp.gov.br/rmsp/?page_id=755. O caderno preliminar de propostas, como complemento, ao projeto de lei, que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no início de 2018.

A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) é a principal aglomeração urbana da América do Sul, ocupando a sexta posição entre as maiores do mundo, segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2014.

Com informações da assessoria de imprensa do PDUI