Câmara Municipal irá iluminar prédio para sensibilização do Novembro Azul

A Câmara Municipal de Taboão da Serra irá iluminar a sua sede com uma iluminação especial azul para alertar e sensibilizar os moradores sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento mundial Novembro Azul busca conscientizar os homens sobre a doença.

Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Paulo, a iniciativa é uma forma de alertar a população da importância do exame. “Existe um preconceito muito grande, mas precisamos lembrar que a doença mata e quanto mais cedo houver um diagnóstico, as chances de cura são grandes”.

O câncer de próstata é o tumor que afeta glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra e é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018 e é a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos, segundo o Ministério da Saúde.

A iniciativa da Câmara Municipal de Taboão da Serra não gera custos, pois utiliza a iluminação já existente. Um filtro de celofane azul é colocado na frente de cada refletor.

Novembro de 2019
Foto: Leandro Barreira

Legenda: O prédio da Casa de Leis taboanense ficará azul para alertar a população da importância da prevenção contra o câncer de próstata.