Câmara Municipal de Taboão da Serra suspende atividades após suspeita de coronavírus

O Poder Legislativo de Taboão da Serra vem tomando medidas para conter a disseminação do coronavírus. A sessão da última terça-feira, dia 17, foi realizada sem a presença do público, sendo transmitida pela internet, com o intuito de evitar aglomerações.

O caso específico da Câmara Municipal ficou mais preocupante quando foram registrados quatro casos suspeitos, três servidores e um vereador, que apresentaram sintomas da doença. A partir deste momento, o presidente da Casa, vereador Marcos Paulo, restringiu a circulação de munícipes no prédio do Legislativo.

A sessão realizada na terça-feira, dia 17, contou com a participação da Secretária Municipal de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, que falou sobre os cuidados que devem ser tomados pelos vereadores e pela população.

“O momento exige de todos nós responsabilidade e compromisso para diminuir a transmissão. Lavem as mãos com água e sabão, quando não for possível usar álcool em gel, evitar colocar as mãos no rosto, tomar precauções de contato porque o vírus se deposita em superfícies, limpar o celular, mesas, enfim, precisamos ter medidas de higiene rígidas e quem puder fique em casa”, alertou a secretária.

Suspensão das atividades

Seguindo as orientações da Secretaria Municipal da Saúde e do Ministério da Saúde, o presidente decidiu suspender todas as atividades do Poder Legislativo pelo prazo inicial de 14 dias, que poderá ser prorrogado.

“Nosso país está vivendo um momento muito sério e temos que agir com muita responsabilidade. Nosso objetivo é evitar a proliferação desse vírus devastador. Vamos acatar a recomendação da secretaria municipal. O Legislativo taboanense cumpre sua parte no que diz respeito aos cuidados com a saúde de todos”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Marcos Paulo.

As sessões que acontecem todas as terças-feiras foram suspensas, mas caso algum projeto de urgência precise ser votado, a Câmara Municipal irá realizar sessões extraordinárias que serão informadas com antecedência no seu site oficial: www.camarataboao.sp.gov.br

Marcos Paulo pediu que a população mantenha a calma e siga as orientações da prefeitura. “Essa é uma situação totalmente nova, vamos juntos combater esse vírus, seguir as orientações de lavar as mãos, de evitar sair às ruas, esse é um momento que cada um deve ficar em suas casas, o isolamento social é difícil, mas necessário para conter a proliferação do coronavírus”.

Câmara Municipal de Taboão da Serra
Março de 2020
Foto: Leandro Barreira / Divulgação / Imprensa CMTS
Legenda: Em sessão sem público, vereadores debatem pontos de prevenção do coronavírus com a secretária de saúde Dra. Raquel Zaicaner