Câmara Municipal de Taboão da Serra entrega Medalha Zumbi dos Palmares

A última terça-feira, dia 19/11, ficou marcada por uma das mais belas sessões solenes da Câmara Municipal de Taboão da Serra. O evento contou com a presença de mais de 500 moradores que prestigiaram a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, que chegou a sua sétima edição.

Ao todo, 26 moradores e entidades que têm um trabalho dedicado ao fim do racismo, do preconceito, além da valorização da cultura afrodescendente e pela igualdade racial, receberam neste ano a Medalha Zumbi dos Palmares.

O presidente da Câmara Municipal, Marcos Paulo, classificou a sessão solene como um sucesso. “Foi muito emocionante entregar essa medalha para essas pessoas que têm, cada uma da sua forma, um importante trabalho aqui em Taboão da Serra. Esse é o reconhecimento do Poder Legislativo por essas iniciativas que propõem a igualdade racial e o fim do preconceito”.

O evento começou com uma salva de palmas a todos os 26 homenageados. Em seguida, foi executado o hino nacional pelo professor de música Carlos Augusto. O hino municipal também foi entoado pela cantora Ana Helena, que também apresentou o cerimonial do evento.

O hino da África do Sul, país onde a segregação racial ganhou contorno mundial, foi apresentado antes do início das condecorações pelo professor Carlos Augusto, que também leu a tradução da letra: “Deus abençoe a África, que suas glórias sejam exaltadas, ouça nossas preces. Deus nos abençoe porque somos teus filhos, Deus cuide de nossa nação, acabe com os conflitos, nos proteja e proteja nossa nação”.

O vereador Marcos Paulo leu frases de Nelson Mandela e de outros líderes negros. O representante do SOS Racismo da Assembleia Legislativa, Celso Fontana, leu uma poesia sobre a Consciência Negra. Encerrando a parte cerimonial da sessão, a cantora (e homenageada) Ruth de Jesus Fidelis, cantou uma música gospel.

Após a abertura da sessão solene, foram feitas as homenagens aos 26 agraciados. A vereadora Joice Silva, por motivo de saúde, não pode comparecer no evento. Os homenageados receberam das mãos dos vereadores a medalha, que este ano ganhou um layout diferenciado, sendo entregue em uma base para melhor visualização da honraria.

Uma das homenageadas pela Câmara Municipal, a cantora Marta Souza, que participou neste ano do programa The Voice Brasil, da Rede Globo, disse estar muito emocionada com a medalha. “Tenho muito orgulho e gratidão pelo que nosso povo tem conquistado. Hoje foi um dia de homenagear tudo o que nosso povo preto sofreu, nossos pais, nossos avós”, disse.

Para quem quiser, pode assistir toda a cerimônia de entrega da Medalha Zumbi dos Palmares no link: https://www.youtube.com/watch?v=RlYd1Q9azmI

Os homenageados com a Medalha Zumbi dos Palmares, sétima edição, são:

Alex Bodinho – Jorge Guerra dos Anjos / Carlos Roberto Bueno
André da Sorriso – Jaci Matheus dos Reis Filho / José Batista de Oliveira
Carlinhos do Leme – Kátia Helena de Jesus Ferreira Oliveira / Rubens Eloi dos Santos
Cido da Yafarma – Marta Souza / Maria Eduardo Lopes Rocha
Eduardo Nóbrega – Aline Siriano Paes Pereira / Edina Fernandes de Morais
Érica Franquini – Cleiton Graciano Camargo / Rita de Cássia Camilo
Johnatan Noventa – Ana Flávia Laura Pereira / Carlos Cândido da Silva
Joice Silva – Pedro Vicente / Maria Nildes de Oliveira Silva
Marcos Paulo – Ruth de Jesus Fidelis / Letícia de Moura Santos
Priscila Sampaio – Rusia Maria Sousa de Amorim / Kele Cristina Pereira de Oliveira