Câmara Municipal de Taboão da Serra debate LDO 2019 durante audiência pública

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na quarta-feira, dia 13, uma audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O projeto que será votado em plenário é uma espécie de esboço do Orçamento Municipal do próximo ano.

A LDO foi apresentada para os vereadores e para o moradores presentes pelo secretário municipal de finanças, Adelço  Bührer Júnior. A previsão é que o orçamento para 2019 seja de aproximadamente R$ 810,3 milhões. O valor é maior do que o atual, mas não representa um aumento de arrecadação, apenas a correção da inflação.

Segundo o estudo apresentado, em 2019 as pastas da Educação e Saúde serão as que mais terão investimentos do governo municipal. De acordo com Bührer, a secretaria de Educação deve receber R$ 196 milhões no próximo ano e a Saúde, outros R$ 194 milhões.

“Essa são as prioridades e maiores preocupações do governo, investir em Educação e Saúde. Na educação o município irá investir cerca de 26,5% do orçamento. Já na saúde, que é exigido um mínimo de 15%, a gente está aplicando 32%, devido a demanda ela torna uma das maiores”, esclareceu.

O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Ronaldo Onishi, lembrou a importância da audiência para mostrar quais serão as prioridades do município para o próximo ano. “Esse é um estudo que irá delinear todos os investimentos de 2019,  as metas do governo foram bem explicadas, é uma lei de diretrizes que aponta o rumo de Taboão da Serra”.

Onishi disse ainda que mesmo com uma arrecadação sem grandes correções, Taboão da Serra terá um poder maior de investimento uma vez que a prefeitura vem diminuindo a dívida consolidada. “A dívida está caindo, ou seja, através de pagamento ou contingenciamento. O grande investimento tanto na área da saúde como na educação. Cifras acima de R$ 190 milhões e a pasta mais próxima, de maior valor seria secretaria de Obras com cerca de R$ 90 milhões, o que demonstra uma preocupação do governo em investir, tanto na saúde quanto na educação da nossa cidade”, lembrou.

O vereador Cido da Yafarma também participou da audiência e elogiou as diretrizes apresentadas pela prefeitura. “Sem dúvida os investimentos na saúde e na educação são importantíssimos, nunca houve tanta verba para essas secretarias. Mas também temos grandes investimentos em obras, esporte, segurança, transporte e trânsito”.

Junho de 2018
Foto: Leandro Barreira / Divulgação
Legenda: Vereadores debateram Lei de Diretrizes Orçamentária que serve como “esboço” para investimentos que serão feitos em 2019