Câmara Municipal aprova antecipação de feriados em Taboão da Serra

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade durante a sessão desta terça-feira, dia 19, o projeto do Executivo que prevê a antecipação dos feriados de Corpus Christi e do Dia do Amor Misericordioso de Deus para os dias 21 e 22, próxima quinta e sexta-feira. A proposta é uma tentativa de aumentar o isolamento social e diminuir a transmissão do coronavírus.

O projeto foi sancionado pelo prefeito Fernando Fernandes no final da tarde de terça-feira Devido ao pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial, a proposta prevê que as agências bancárias funcionem normalmente, evitando prejuízos para os moradores que precisam sacar o benefício.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Marcos Paulo, lembrou que o isolamento social em Taboão da Serra está muito abaixo do ideal. Nos dias de semana, varia entre 45 e 48% e nos fins de semana sobe para até 60%. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o índice esperado para impedir o avanço da Covid-19 seria de 70%.

“Estamos em uma quarentena e precisamos entender que esse isolamento é necessário para que seja possível pensarmos em uma flexibilização, para que os comércios comecem a reabrir. Hoje enfrentamos o pico da doença em todo país, respeitar o distanciamento social é um ato de amor com quem amamos”, disse o vereador Marcos Paulo.

O vereador disse logo após a sessão, que o isolamento social ainda é o mais eficaz diante da pandemia. “Sabemos que é muito difícil, não é fácil ficar longe de quem amamos, de mudar nossos hábitos, mas nesse momento temos que fazer esse esforço. Agradeço a todos os vereadores que lidaram com o projeto de forma responsável, sem politizar e aprovaram a proposta do governo”, afirmou.

No mesmo dia, a Câmara Municipal aprovou outro projeto por unanimidade que obriga o uso de máscaras de proteção em todos os espaços públicos de uso comum, inclusive nas vias públicas de Taboão da Serra.

Maio de 2020
Foto: Leandro Barreira / Divulgação / Imprensa CMTS
Legenda: Presidente Marcos Paulo defende que a prolongação do feriado aprovado tem o objetivo de aumentar o isolamento social em Taboão que está abaixo do ideal