Audiência pública debateu situação financeira de Taboão da Serra no primeiro quadrimestre

A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na última quarta-feira, dia 29/05, uma nova audiência pública para discutir a situação financeira do município. O secretário da pasta, Adelço Bührer Júnior fez uma apresentação dos investimentos e arrecadação dos quatro primeiros meses do ano.

O demonstrativo de avaliação e cumprimento das metas fiscais apresentado durante a audiência pública pela equipe da secretaria de finanças mostra que o resultado primário está dentro do esperado para o período. Do orçamento previsto de R$ 714 milhões foram arrecadados R$ 259,7 milhões, 36% do esperado para o ano.

Segundo Adelço, a questão financeira do município é “um jogo de xadrez” uma vez que é necessário “tirar de um lugar e por no outro e conduzindo, contingenciando”.  Apesar das dificuldades, o secretário acredita que Taboão da Serra está no caminho certo. “Nós fizemos um orçamento pé no chão, sabemos como está o crescimento de diversos setores e estamos trabalhando com essa expectativa”.

O vereador André Egydio, presidente da Comissão, disse que a audiência pública foi muito produtiva e que a Câmara Municipal continuará fiscalizando os gastos da prefeitura. “O primeiro quadrimestre teve uma boa apresentação, todos os números favorecem o cumprimento das metas fiscais e do orçamento neste ano”.

A sessão foi transmitida via redes sociais e os internautas puderam enviar perguntas que foram repassadas para o secretário. “Essa foi uma inovação, uma experiência que fizemos e que foi muito proveitosa, podemos pensar em utilizar dessa interação com os moradores em outras audiências”, disse o vereador André Egydio.

Sobre a audiência, que não ficou restrita a apresentação dos dados e contou com uma boa participação popular, o secretário Adelço elogiou as perguntas e questionamentos.  “Eu sempre falo que se os munícipes participassem mais dessas audiências os municípios estariam em melhores condições financeiras. Pode não entender muito de números, mas qualquer pessoa que vê que recebe 10 e gasta 12, sabe que tem déficit. E isso é o que é discutido nessas audiências”.

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal é formada pelos vereadores André Egydio (presidente), Carlinhos do Leme (vice) e Ronaldo Onishi (membro). A comissão esteve completa durante toda a audiência.

Além do secretário Adelço Bührer Júnior, o corpo técnico da secretaria, composto por Laércio Calmon dos Santos, Silvia Letícia Pedrosa Rocha e Selma Regina Quintela De Laurentis, também participaram da audiência pública.

Próximas Audiências

Na segunda-feira, 03/06, às 10h, será realizada Audiência Pública da Comissão de Saúde e  quinta-feira, 06/06, às 10h Audiência Pública da Comissão do Meio Ambiente da Câmara de Taboão da Serra.

Maio de 2019
Foto: Leandro Barreira / Imprensa CMTS

Legenda: Os vereadores Carlinhos do Leme, André Egydio e Ronaldo Onishi durante audiência pública com o secretário de finanças, Adelço Bührer