Audiência Pública da Comissão de Saúde presta contas e tranquiliza população sobre novo Coronavírus

Na manhã de sexta-feira, 28/02, foi realizada na Câmara Municipal de Taboão da Serra, Audiência Pública da Comissão de Saúde para a prestação de contas referentes a execução financeira e produção da pasta do terceiro quadrimestre de 2019, em atendimento a Lei Complementar 141 de 13/01/2012. Além dos dados, a Audiência também abordou o tema Coronavírus.

A Comissão de Saúde, presidida pelo vereador Dr. Eduardo Nóbrega, contou com a participação do vice-presidente, vereador Alex Bodinho, e o vereador Cido da Yafarma, membro. A vereadora Rita de Cássia e o vereador Ronaldo Onishi também compareceram e colaboraram com o debate. Representando a prefeitura, a secretária de saúde Raquel Zaicaner apresentou os dados da pasta e respondeu os questionamentos.

Participaram também munícipes, membros do Conselhos de Saúde e servidores públicos da área. A audiência foi transmitida ao vivo nas redes sociais do vereador Dr. Eduardo Nóbrega e os internautas também interagiram com perguntas, sugestões, críticas e elogios.

Antes de iniciar a audiência, o vereador Dr. Eduardo Nóbrega pediu um minuto de silêncio bem homenagem ao Sr. Jaime Gonçalves, que faleceu na noite de quarta-feira, 26/02, vítima de uma parada cardíaca, cidadão atuante e engajado que fez parte Conselhos Municipais de Saúde, do Idoso e Antidrogas.

Prestação de Contas da Saúde Terceiro Quadrimestre de 2019

Sobre a Execução Financeira, o principal dado apresentado foi que no terceiro quadrimestre de 2019, o total gasto em saúde em Taboão da Serra foi de R$ 173.278.873,62, correspondentes a 34,47% do orçamento, percentual maior que o mínimo exigido por lei de 15%. Sobre a produção de saúde, no terceiro quadrimestre de 2019, foram realizados 1.132.278 consultas, procedimentos e visitas.

Outro dado comemorado pela gestora da pasta, foi que o município registrou apenas 01 caso confirmado de dengue e 18 casos notificados no terceiro quadrimestre de 2019.

Os vereadores lamentaram sobre o alto número de trotes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No terceiro quadrimestre foram 10.795 chamadas e 1.681 trotes.

Secretária explica caso suspeito de Coronavírus em Taboão

Esclarecendo sobre o tema Coronavírus, a secretária afirmou que não há motivo para pânico. “Ontem falamos sobre um caso suspeito em Taboão da Serra, de um rapaz que chegou do Norte da Itália e entrou em contato com a UPA Akira Tada falando que estava com dor de cabeça e coriza e foi até o hospital para ser atendido, mas não tinha febre. Não deveria nem ser colocado como ‘suspeito’, mas colhemos exames e seguimos os protocolos do Ministério da Saúde. Criamos um Comitê de monitoramento. É importante ressaltar que não tem transmissão de vírus acontecendo no Brasil. Estamos num momento de prevenção. Vamos antecipar a campanha de vacinação de gripe para o final de março”, informou Raquel Zaicanner.

Balanço da Audiência Pública

O presidente da Comissão, vereador Dr. Eduardo Nóbrega afirmou que foi uma das melhores audiências. “Quero destacar três pontos que me chamaram atenção nessa Audiência Pública, a participação popular, não só dos presentes aqui na Câmara, mas principalmente através do Facebook que fizeram intervenções coerentes, com críticas construtivas. Finalizamos de maneira muito importante tranquilizando a nossa cidade com relação ao Coronavírus. Pra mim reputo a uma das melhores audiências que já realizamos, de forma madura e pensando no pacto que fizemos pela saúde, construindo a saúde que queremos. É isso que queremos para a cidade, uma evolução em nosso sistema”.

A secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner ressaltou a qualidade das informações. “A Audiência Pública além de ser um compromisso legal, é uma oportunidade de colocar o que a Saúde tem feito em prol da saúde de todos os habitantes. A audiência pública foi muito boa, acho que temos amadurecido nesse processo desde a primeira audiência pública em 2013 pra cá, temos sido mais ágeis, mesmo sendo audiências que demoram, mas o número de informações e a qualidade das intervenções estamos aprendendo nesse processo”.

____________________________________________________________________________

Assessoria de Comunicação Câmara Municipal de Taboão da Serra

Fevereiro de 2020

Foto: Leandro Barreira/CMTS

Legenda: Comissão de Saúde da Câmara de Taboão realiza audiência pública e além da prestação de contas do terceiro quadrimestre de 2019 aborda o tema Coronavírus.