4º Encontro de Autismo reuniu público recorde no Cemur e mostrou importância da conscientização

Faz cinco anos que o Autismo passou a ser amplamente discutido em Taboão da Serra com a aprovação da Lei 2195/2014, de autoria do vereador Dr. Ronaldo Onishi, que criou a semana de conscientização sobre o Autismo. Em cumprimento à lei, a cidade realiza anualmente o Encontro de Autismo. O 4º encontro aconteceu dia 7, no Cemur, com a participação de quase mil pessoas. O objetivo do encontro de autismo é promover uma ampla conscientização sobre o tema. Apresentar o trabalho realizado na saúde e educação de Taboão e manter os participantes informados dos avanços da legislação.

O encontro de autismo é realizado pelo vereador Dr. Ronaldo Onishi em parceria com a prefeitura de Taboão, a OAB e o movimento Pró-Autista. O 4º Encontro de Autismo contou com a participação do juiz Nelson Casalleiro, da presidente da Câmara de Taboão, Joice Silva, que falou em nome dos vereadores presentes, Cido da Yafarma, Johnatan Noventa, Marcos Paulo, o Paulinho, Alex Bodinho, Érica Franquini e Eduardo Nóbrega. Além do vice-prefeito Laércio Lopes, e de representantes da deputada Analice Fernandes.

“Nosso encontro já se tornou tradição. É a maior atividade de conscientização da causa autista em toda a região. A cada ano aprendemos mais e conhecemos novas experiências. O público crescente mostra a importância dessas discussões e a qualidade do Autismo”, observa o Dr. Ronaldo Onishi.

Dr. Onishi salienta que o diferencial do encontro é as palestras com alto nível de qualidade e informação, abordando aspectos como educação, saúde, direitos e garantias dos autistas.

O juiz de Taboão. Dr. Nelson Casalleiro observou que a discussão sobre o tema é essencial para assegurar a inclusão dos autistas e o cumprimento dos seus direitos. O presidente da OAB, Moacyr Tertulino, citou que é preciso garantir o convívio social de autistas por meio da conscientização permanente. Já a presidente da Câmara, lembrou a importância da lei aprovada pelo colega Dr. Ronaldo Onishi.

“O comprometimento do vereador Dr. Onishi com a causa autista é evidente. E as pessoas reconhecem isso cada vez mais. O sucesso de público e a qualidade desse encontro demonstram isso”, comentou Joice Silva.

De acordo com a secretaria de Saúde Raquel Zaicaner, Taboão da Serra é um dos poucos municípios que dá visibilidade a questão do autismo.

“As estatísticas americanas falam que, para cada 68 pessoas, uma nasce autista. É um número muito alto e, se utilizarmos estes dados, teria aqui em Taboão 4.191 autistas, em diferentes graus”, revela.

O secretário de Educação, João Medeiros revelou que Taboão da Serra possui 116 alunos diagnosticados com autismo na rede pública municipal, sendo 32 na educação infantil e 84 no fundamental. Ao todo 158 alunos da rede municipal possuem outros tipos de deficiência.

A moradora Magda Bonfim, que motivou a apresentação da lei criando a Semana do Autismo, não esconde a felicidade de ver a conscientização sobre tema se consolidando a cada ano na cidade.

O professor e coach Educacional Fábio Oliveira, que foi um dos palestrantes, encerrou o evento tratando de assuntos importantes como inclusão, adaptação curricular, crenças limitantes e sobre os ajustes que são necessários no âmbito escolar.

“Quando falamos sobre o autismo, temos que pensar na reconstrução, pois é preciso desconstruir aquilo que nos foi dado como um formato único para reconstruir. Se eu conseguir fizer isso, eu consigo fazer a inclusão”, ele diz e finaliza: “Não é o que eu quero, não é como eu faria, mas sim aquilo que ele pode lhe ofertar. É pensar que nenhum aluno é igual ao outro, portanto as respostas podem ser diferentes”.

________________________________________________________________________________

Legenda: Encontro de Autismo já virou tradição em Taboão da Serra e na região