3º Fórum de Acessibilidade, Inclusão e Cidadania discute soluções e alternativas em Taboão da Serra

O vereador Cido promoveu na última quarta-feira, dia 28, no plenário da Câmara Municipal, o 3º Fórum de Acessibilidade, Inclusão e Cidadania de Taboão da Serra. O evento contou com palestras de especialistas e com a participação dos secretários Gerson Brito, do Transporte e Mobilidade Urbana e da Secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner, que expuseram os investimentos feitos pelo Poder Público nessas áreas.

O vereador Cido disse que esse tema precisa ser debatido para que haja uma maior mobilização do Poder Público. “Temos que colocar o dedo na ferida, esse é um dos desafios que todas as cidades enfrentam. É difícil, complicado de se resolver, mas temos que começar a nos movimentar, temos que fazer uma cidade para todos”.

Outras discussões envolvendo transporte foram debatidas no Fórum. A questão da implantação do bilhete único para linhas circulares, os ônibus adaptados para cadeirantes e o subsídios para as passagens no transporte público para deficientes e idosos, também foram discutidas. “São assuntos que fazem parte do nosso cotidiano e estamos pleiteando essas melhorias junto ao prefeito Fernando Fernandes”, lembrou Cido.

Outra participação importante foi do juiz da 3ª vara Cível, Dr. Nelson Ricardo Casalleiro, que acompanhou os debates e falou sobre a importância da acessibilidade. “O cidadão tem direitos e passa a ter esses direitos tratados como favores. Precisamos construir uma sociedade fraterna, mais justa e igual”, disse.

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Gerson Brito, fez um balanço das ações desenvolvidas pela prefeitura, como o rebaixamento de guias para facilitar a acessibilidade de cadeirantes e ações com os agentes de trânsito. Outra medida que está sendo tomada é a fiscalização de vagas para deficientes físicos em locais privados de uso público, como shoppings e supermercados. 

O evento começou a palestrantes Lara Medeiros, em seguida aconteceu a apresentação musical dos usuários do Centro de Reabilitação Social “Renato Phellipe Hanai Mendes” (CRS). Roberta Penteado Bigliere Pereira palestrou sobre o Projeto Mercado de Trabalho da Pessoa com Deficiência.

O professor Célio Araújo, que ficou paraplégico após levar um tiro na coluna, apresentou a palestra “O que esperar da vida?”, que foi muito aplaudida pela forma humana e digna que ele demonstrou após ter perdido o movimento das pernas. O evento encerrou com a palestra “Um olhar sobre as Leis de Acessibilidade e Inclusão”, da advogada Marinalva Santos.

O vereador Ronaldo Onishi, defensor da causa dos autistas, também participou do evento.

_________________________________________________________________

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Taboão da Serra
Novembro de 2018
Crédito: Leandro Barreira / Divulgação
legenda: Vereador Cido durante o 3º Fórum de Acessibilidade, Inclusão e Cidadania que aconteceu no plenário da Câmara Municipal